terça-feira, 13 de maio de 2008

A MUDANÇA CLIMÁTICA NAS MANCHETES

(John Feeney; tradução: Cláudio Blanc, revista Aquecimento Global - Maio de 2008)

Resumo: Cada vez mais as mudanças climáticas estão nos noticiários mundiais. O aquecimento global aumenta para um estado de emergência, sendo apenas pequena parte de uma crise ambiental maior. É necessário uma conscientização da sociedade sobre as mudanças climáticas, extinção das espécies, exaustão de aqüíferos e de petróleo, morte dos recifes de corais, colapso de pesqueiros, zonas mortas nos oceanos, contaminação global por toxinas, desertificação e erosão do solo. O aumento da população tem contribuído muito para o aumento do consumo de recursos, causando também o desaparecimento de muitas espécies. Analistas prevêem que até o final deste século muitas espécies deixarão de existir, rompendo a teia da vida em um desequilíbrio ecológico, podendo inclusive atingir a nós humanos. Como somos os “causadores” diretos desta extinção, juntamente com todos os outros problemas que atravessa o planeta, necessitamos fazer algo rapidamente, conscientizando-nos sobre tudo que a mudança climática possa causar a todos nós.

Análise crítica: O autor de maneira direta e convergindo com todos aqueles que falam do assunto, vem demonstrar sua preocupação em relação ao aquecimento global, problema este que deve ser encarado de forma realmente preocupante por todos nós. Elucidou ainda mais sobre as causas da mudança climática. O grupo Sementes em coro com tal apelo, sentindo realmente que cada problema listado na reportagem está convergindo ao mesmo tempo com desafios de melhoria, conclama a todos para uma análise sobre em que cada um de nós poderia contribuir. Não podemos permitir que o Planeta Terra, tão frágil em sua concepção, venha tal qual a ilustração apresentada, ruir, não tendo como novamente se restaurar e se reconstituir. Esse problema não é apenas uma iniciativa a ser tomada pelos gestores, mas por cada cidadão, afinal precisamos cuidar melhor e com mais carinho, daquele que é o nosso grande lar.

9 comentários:

Unknown disse...

Maria Andréia de Oliveira, aluna do ADM-EAD/UFJF,Turma 3

Foi excelente a escolha das reportagens enfocando a preocupação que nós consumidores e as empresas devemos ter com o lixo produzido. Os resumos estão com uma linguagem clara, objetiva e muito bem construída. As análises críticas estão bem fundamentadas e coerentes, nos levando a reflexão e conscientização do nosso dever de preservar o meio ambiente, como também chamando a atenção para a responsabilidade dos gestores. As cores e as imagens foram bem escolhidas e muito bem combinadas com os temas abordados. Parabéns ao grupo pela clareza e desenvoltura com a qual trataram essa proposta.

Anônimo disse...

Primeiramente, gostaria de dar-lhes parabéns pela iniciativa de criar um blogger com um tema que objetiva conscientizar os leitores da importância de se preservar a natureza, já que fazemos parte desta e dependemos dela para viver!
Parabéns pela clareza e pelo modo simplório de desenvolver um tema tão discutido atualmente. O grupo usa uma linguagem simples, que proporciona ao leitor uma vontade de ler o blogger todo! As fotos são também de muito bom gosto e a cor do blogger tem tudo a ver com o tema escolhido pelo grupo ("verde das matas").
Mais uma vez parabéns!
Sucesso no decorrer do curso e na vida profissional que está por vir!

responsabilidade ambiental e social disse...

A preocupação com o meio ambiente tem crescido desde a década de 1980 mas ganhou vulto a partir de 2005 com a divulgação dos resultados da Avaliação Ecossistêmica do Milênio, pela ONU, versando sobre a saúde dos ecossistemas do mundo e a relação dos mesmos com a manutenção da vida humana. Concluiu-se que dos 24 ecossistemas que suportam a vida na terra, 15 estão sendo utlizados de maneira insustentável.
Assim, a responsabilidade ambiental das empresas na utilização dos recursos se configura como um diferencial competitivo e estratégico, na medida em que a sociedade tem reconhecido a sustentabilidade ambiental como um valor permanente e fator de avaliação e indicadores de preferência para investidores e consumidores. Parabéns pela iniciativa de trazer um assunto tão pertinente e fundamental para discussão.
Carlos Henrique Lourenço - aluno do curso de Administração a distância da UFJF - turma 03.

QVT disse...

Célia Abreu
Minha visita aos blogs observei o quanto crescemos nesta caminhada. Percebi que somos bastante sensíveis ao falarmos dos diversos assuntos que nos foram apresentados. O blog “Respeito ao Ambiente” despertou mais atenção pela sensibilidade de seus autores, pela clareza de suas analises sobre a importância em respeitarmos nosso planeta terra, o blog está muito bem apresentado com figuras e comentários bem condizentes. É isso mesmo, temos que mostrar a todos que a natureza precisa ser cuidada com mais respeito, responsabilidade e carinho por todos nós. Parabéns!!!
Célia Maria Chagas de Abreu
Administração EAD
Turma 2

Globalização disse...

Fatima Aparecida Mariano, aluna do Curso de Administração. EAD. Turma 01

Este blog dos meus colegas de curso nos traz informações muito importantes a respeito da conscientização do homem no que diz respeito da preservação do meio ambiente, que deveria ser de todos, devido a tamanha importância deste tema no nosso dia a dia, porém ainda não se faz o bastante. Muito procedimentos poderia ser diferente, como mostra o relato do texto de Paula Neiva e Roberta de Abreu lima, é asustadora a quantidade de plásticos depositados no Oceano e que traz como consequência a morte de pássaros e mamíferos marinhos, além das frequntes marés vermehas e destruição do assoalho marinho.
As matérias postadas são muito elucitativas, nos relatando de forma clara o que está acontecendo na realidade na qual vivemos.
De modo geral, quero parabenizar os participantes deste blog, pela qualidade das matérias postadas, pela apresentação geral do seu trabalho.
Também faço parte do grupo consciente e torço para que um dia o Brasil também realize campanhas como a espanha,com premiaçoes que incentivam os participantes na preservação do meio ambiente.

Elizabete Aparecidfa Policarpo Moreria, Antonio Carlos Nazareth, Luiz Sérgio Rezende, ANDRE LUIZ MEDEIROS DE ALM, Wildsney Alonso e Tony Aparecido Barra - Alunos do EAD, ADM, UFJF, disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Primeiramente quero parabenizar os responsáveis por este blog, pude desfrutar de informações muito relevantes, que nos obrigam a refletir sobre o nosso destino aqui na terra. Apesar do esforço textual com o objetivo de cumprir uma tarefa da matéria do Seminário Temático, percebe-se ao longo da leitura das matérias aqui postadas, um compromisso em está chamando atenção dos leitores para engajar em uma luta para salvar o planeta terra. A linguagem usada pelo planeta terra em nos dizer que algo não vai bem é o que estamos ouvindo e vendo: será uma era de extremos, onde as variações climáticas atingirão níveis alarmantes, em alguns lugares do globo haverá uma onda de calor intensa, em outros períodos de frio intenso, em outros furacões, em outros ainda, maremotos e terremotos, tudo isso causado por um desequilíbrio ambiental causado sobretudo pela ação humana. Volta afirma que vocês acertaram nos temas, um forte abraço para todos e continue nesta linha de pensamento, pois água mole em pedra dura, tanto bate até que fura! Fura.
Antonio Carlos Nazareth Turma C - 200654030

Marcelo disse...

A reflexão crítica dessa matéria é extremamente contundente pois mostra o problema do aquecimento global de forma racional e preocupante do ponto de vista do autor. A reportagem está convergindo diretamente com os objetivos propostos pelo blog. Parabenizo o grupo e convido-os que passem em meu blog http://visoesambientais.blogspot.com/, aqui do Rio de Janeiro. Um grande abraço,

Marcelo Maços
Aluno Adm. Ead.
Turma 9

Jéssica Maia disse...

O mundo vive cada vez mais da informação, não importa se venha da internet, jornais, revista ou tv. Mas fala-se tanto em aquecimento global, e suas consequências mas na maioria das vezes muito superficialmente, quando não se tem um grande acontecimento para noticiar, e quando é falado é tratado como algo tão longe, tão futurista, que as pessoas não se sentem sensibilizadas a agir.
No texto o autor expõe todos os aspectos que vem junto com a crise ambiental que já começou no planeta, e que apesar de ser uma ameaça que só tende a piorar, seus efeitos já estão sendo sentidos. Na mídia são colocados em foco essas questões quando ocorre de fato alguma ocorrência de fenômenos causados pela desestruturação climática, tufões, furacões chuvas demais, secas intensas são o alvo da mídia, mas depois do frisson da noticia, estas questões parecem ser esquecidas, deletadas dos noticiários e só lembradas quando um novo fenômeno acontece.
Outro ponto que acontece muito nos noticiários é a falta de informações concretas e verdadeiras nas reportagens, com dados e estatísticas que apresentem o problema de uma maneira melhor e clara para todos.
O ideal é que as noticias sobre as mudanças no clima sempre estejam em lugares de destaque na mídia, em manchetes , primeiras páginas. Afinal os impactos ambientais estão ligados a diversos problemas que estamos enfrentando em nosso cotidiano, e para mudarmos essa situação devemos mudar os hábitos, adequar um modo de vida ecologicamente correto e isso ficaria mais fácil de em quanto tomarmos nossos cafés e lermos o jornal ele nos atentasse a essa mudança de hábitos, assim poderíamos ser mais ambientalmente responsáveis.

Jéssica Maia Aluna Engenharia de Produção FUNEDI-UEMG(Fundação Educacional de Divinópolis-Universidade Estadual de Minas Gerais)(www.oblogdajereca.blogspot.com.br)