sexta-feira, 2 de maio de 2008

LIXO TECNOLÓGICO

(Eduardo A. Cajias, revista Mãe Terra - Abril de 2008)
Resumo: O conforto e a comodidade que a tecnologia proporciona, tem seu preço. O que fazer com o computador, seus acessórios, pilhas e baterias de celulares, lâmpadas fluorescentes, aparelhos de fax, vídeo-games e copiadoras, os chamados "lixos hi-tech" ou "e-lixo"? Devido ao aumento de consumo e produção, há uma crescente conscientização da gravidade da situação sobre a destinação deste tipo de lixo. Podem causar sérios danos ao ambiente e/ou saúde das pessoas, por conterem ácidos, metais pesados, certos tipos de tintas, contaminando o ar, veios d'água, rios e com o tempo, afetando nosso sistema nervoso central, fígado, rins e nossos pulmões. Países industrializados, governos, empresas e ONG's estão elaborando juntos iniciativas para padronização global de reciclagem, com recuperação de materiais valiosos e tóxicos e leis que possam atingir um censo comum entre os países com processos menos burocráticos.

Análise crítica: O autor do artigo é elucidativo ao relatar o problema de forma objetiva, demonstrando conhecimento sobre a complexidade do assunto. O conteúdo da matéria converge com matérias que dizem repeito ao tema em questão, demonstrando uma necessidade urgente em se buscar alternativas e soluções para um problema que aflige a todos nós, pois, como dito anteriormente, os resíduos tóxicos deixados por este tipo de lixo comprometem o meio ambiente e a saúde da população mundial. O posicionamento crítico e imparcial do autor, contribui para uma reflexão profunda entre os administradores públicos e privados, bem como aqueles que fazem parte de ONG's para juntos buscar o quanto antes, mecanismos que dêem conta dessa demanda. Se é da terra do sol nascente o exemplo a ser seguido, como a reciclagem do celular, então vamos ampliar essa idéia.

4 comentários:

http://rsaead.blogspot.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
http://rsaead.blogspot.com disse...

Texto: Lixo tecnológico

A equipe foi muito feliz na escolha das reportagens, principalmente a acima citada: temas atuais, referentes a sérios problemas. A crítica foi muito bem redigida, abordando com objetividade o posicionamento do grupo. A forma como perceberam a visão do autor foi muito pertinente, considerando o resumo do artigo. Outro ponto que merece destaque é a provocação a qual somos submetidos pela leitura dos textos: sair da teoria dos ideais de fachada e começarmos – antes tarde do que nunca – a zelar pela conservação do planeta e de seus recursos, para o nosso próprio bem e das gerações que estão por vir. (Fernanda Azalim/Aluna de ADM-EaD-Turma 6).

Virginia/Marise/Eduardo disse...

Um dos grandes problemas de nosso planeta é o lixo que produzimos todos os dias. Mas, pior do que o lixo doméstico é o lixo tecnológico que parece não ter uma solução plausível a curto prazo. Um dos fatores que atrapalham a adoção de normas e diretrizes é a ausência de leis que enumerem os direitos e deveres dos fabricantes, lojas especializadas e clientes nesse problema.
Computadores, celulares, notebooks, impressoras e tantas outras invenções tecnológicas que nos ajudam no dia-a-dia e que surgem com inovações num número maior do que podemos realmente utilizar, produzem outros tantos produtos que da noite para o dia perdem sua utilidade e caem em desuso indo parar no lixão público.
A única lei que está em vigor no Brasil estabelece que os fabricantes de baterias e pilhas são responsáveis pela reciclagem desses produtos. Várias leis nesse sentido estão sendo discutidas em Brasília, mas não podemos esperar que um governo lento e burocrático nos auxilie na preservação do meio ambiente, vamos começar fazendo nossa parte como comunidade esclarecida e comprometida que somos.
O blog está muito bem elaborado, com postagens diversificadas, interessantes e que nos levam a refletir até que ponto devemos controlar o nosso consumismo desenfreado e optar por soluções menos práticas mas que ajudem a salvar nosso planeta.
Marise Gonçalves (aluna de ADM-Ead da UFJF – turma 05)

Unknown disse...

Para mim a equipe apresentou uma crítica objetiva e bem redigida, condizente com o tema da reportagem. Foram muito felizes na escolha dos artigos e mais, as figuras selecionadas valorizaram muito o ambiente deste blog. O tema do qual falaram é muito importante, visto que, para o extremo conforto de uns, a degradação do planeta nos atinge a todos. E saber o que fazer com o nosso lixo tecnológico, mais que uma bandeira tornou-se uma necessidade vital. Blog muito acessível, capaz de despertar o interesse de qualquer pessoa que esteja engajada na busca pelo progresso sustentável. Parabéns. (Fernanda Azalim - Aluna AdmEaD - Turma 6)