sábado, 19 de abril de 2008

A EMBALAGEM NÃO PRECISA SER A VILÃ DO LIXO

(Ísis Nóbile Diniz, Revista Época, nº 515 - Março de 2008)
Resumo: Premiar quem se preocupa com o lixo, é uma das idéias que tem ajudado a Espanha tornar-se modelo de eficiência na destinação de resíduos sólidos. Com sistema de coleta seletiva eficiente, campanhas organizadas por várias empresas com premiações aos participantes e taxas para empresas poluidoras, Barcelona tem destaque entre as grandes cidades européias. A prática da reciclagem é muito importante para o meio ambiente, diminuindo assim o consumo de água usado nas fábricas, reduzindo gastos de energia, de matéria-prima empregada nas embalagens como plásticos derivados do petróleo, vidro, aço e também derrubadas de árvores para uso de madeira e celulose. No Brasil somente a reciclagem de alumínio é expressiva, sendo o restante feito por catadores de lixo residencial, organizados em cooperativas e trabalhando em condições de subemprego. O brasileiro precisa refletir sobre o lixo produzido, seu descarte, seu impacto no planeta e quem sabe usar as práticas européias como estímulo para a produção de suas próprias técnicas de reciclagem.

Análise crítica: De uma maneira clara, a autora explica que as embalagens não precisam tornar-se vilãs na contribuição da poluição e conseqüentemente no aumento do aquecimento global. Basta que todos tenham consciência, participem e incentivem o aumento da reciclagem do lixo (resíduos sólidos). Converge com dados conhecidos em relação à posição de destaque do Brasil na reciclagem de alumínio. Mostra de modo esclarecedor a diferença da seriedade com que é tratada a implantação da prática de reutilização de material seletivo nos países europeus e no Brasil, principalmente ao colocar parâmetros demonstrativos tal qual, a cidade de Barcelona recicla dez vezes mais que a cidade de São Paulo. Cabe aos gestores organizarem-se implantando aqui, assim como na Europa, práticas que estimulem todos a separar e depositar o lixo, fornecendo serviços de coleta seletiva eficiente e leis de responsabilidade sobre o lixo produzido pelas empresas e sua reutilização, ajudando com isso a preservação de nosso planeta.

2 comentários:

Gilmar Santos disse...

Foi dos melhores blogs que eu visitei até agora. O texto está bem escrito (salvo errinhos mínimos), a aparência está excelente, com um layout claro e convidativo. Vocês podem se posicionar um pouco mais na análise crítica, quanto ao assunto tratado na matéria, evitando juízo de valor e afirmações contundentes sem dados de suporte. Por exemplo, qual a posição de vocês a respeito dos temas tratados?

Roberto C. Matos Leite / Mônica Magalhães disse...

O blog ficou muito bom e convidativo, com fotos bonitas e sugestivas. A padronização adotada para o cabeçalho, foi simples e bem feita. Os resumos estão muito fluentes, objetivos e precisos, fornecendo boa idéia sobre texto elaborado, com correções mínimas de português e concordância, mas com problemas na utilização (ou falta de) da vírgula, principalmente nas análises.
As análises estão no mesmo nível, mantendo um padrão de coerência. O grupo manteve uma formatação na confecção, mesmo utilizando matérias diferentes. Basta notar que o termo convergência (convergem) é usado nas quatro análises, e sempre com o mesmo sentido e forma.
Como é uma temática muito fértil e receptiva, o blog poderia ser enriquecido com mais enquetes e uma listagem de endereços relacionados ao tema.

Roberto - Turma 3