sexta-feira, 7 de março de 2008

OCEANO DE PLÁSTICO

(Paula Neiva e Roberta de Abreu Lima, Revista Veja - Março de 2008)

Resumo: A poluição marinha feita pelo plástico corresponde a 70%, e se alastra dos litorais para o alto-mar. Estudo atualmente em curso pela entidade ambientalista Greenpeace mostra que a concentração de material plástico nas águas atingiu níveis inéditos. Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas, existem 46.000 fragmentos de plástico em cada 2,5 Km² da superfície dos oceanos, provocando morte principalmente de pássaros e mamíferos marinhos. Pesquisa feita pela Universidade de São Paulo mostrou que em Santos, cada 0,5 m³ de areia da praia, contém até 200.000 pellets (bolinhas com meio centímetro de diâmetro, utilizada como matéria-prima pelas indústrias, com enorme capacidade de absorção de poluentes). Estudos recentes apontam que além do plástico, outros sintomas de deterioração são causados pela interferência humana, a acidificação das águas, o surgimento de Zonas Mortas, desaparecimento de mamíferos marinhos, marés vermelhas freqüentes e a destruição do assoalho marinho.

Análise crítica: As autoras do artigo são elucidativas ao expor com transparência o que está acontecendo com o meio ambiente, devido à poluição causada pela interferência humana. São convergentes com outras matérias sobre o tema, mostrando com clareza a poluição causada por metais pesados, agrotóxicos, fertilizantes agrícolas, vazamentos de óleo combustível e de lubrificantes. Diante do exposto, fica nítida a necessidade das empresas se adequarem à legislação ambiental. Há preocupação harmônica na busca de aferir lucros - seu maior objetivo - e o respeito ao meio ambiente. Um diferencial de grande destaque no mercado atual são os produtos ofertados pelas organizações de forma ecologicamente correta e com compromisso social, muito embora exista uma grande contradição quando, por exemplo, nos deparamos com a grande resistência dos países desenvolvidos em assumir compromissos e acordos com o propósito de reduzirem a poluição em suas indústrias.

2 comentários:

Adney disse...

O blog está muito interessante e trata um assunto que poderia perfeitamente ser considerado como globalização, uma vez que ecologia e globalização andam juntos e no universo do meio ambiente não há fronteiras políticas. Rios cortam países, mares banham continentes, florestas invadem fronteiras. E as reportagens escolhidas pelo blog uniram universalidade, empresa e negócios. As imagens também são elucidativas e contextualizadas. Ou seja, muito bom.
Adney T10, Adm.Ead.

Anônimo disse...

A Reflexão sobre a matéria descreve em tom de alerta sobre os riscos da degradação ambiental para o Planeta e para as Comunidades que o habitam. Informa sobre o desrespeito às legislações ambientais e os impactos econômico-financeiros.
É elucidativa e informativa estando dentro do contexto do Tema proposto para o Blog. A fonte de pesquisa é alinhada com a importância da discussão e produz matérias do tema em elevado nível de discussão.
Parabéns.
José Antonio S.Pinto - turma 09 - ADM EAD